Sustentabilidade e inovação: o futuro da indústria do plástico
Sustentabilidade e inovação podem ser parte do modelo de negócio das indústrias do plástico? Sem dúvidas. Há uma grande discussão ao redor do mundo sobre as formas de produção e descarte do plástico. E há também uma série de práticas que os negócios vêm adotando para ser mais sustentáveis e lucrativos.
Conheça!
A necessidade de uma indústria sustentável
Nas últimas décadas, adotamos uma postura inconsequente no uso dos recursos naturais. O caminho sustentável se tornou uma escolha óbvia e necessária.
Guilherme Wolf Lebrão, professor doutor de Engenharia dos Materiais do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), é bastante preciso ao pontuar a questão da sustentabilidade e inovação na indústria. Ele destaca que há pesquisas apontando que a adoção das práticas sustentáveis nos negócios é mais do que viável:
“Existe um consenso cada vez maior entre as pessoas, principalmente os jovens, de que sustentabilidade é bom e importante e eles querem fazer, consumir e usufruir do que é sustentável. Como exemplo podemos dizer que os clientes não se importam em pagar mais por embalagens plásticas sustentáveis ou biodegradáveis, segundo uma pesquisa da McKinsey & Company”.
Além da mudança de comportamento do mercado, em que o consumo é cada vez mais consciente, uma atividade sustentável fortalece a imagem da empresa perante o público, bem como promove maior moral e fidelidade dos funcionários, gerando mais produtividade e lucros para essas empresas.
Mas não só isso. Lebrão entende que “dentro das empresas sustentáveis, programas de reciclagem ou controle de desperdícios, além de gerarem mais lucratividade, abrem novas oportunidades de negócios”.
Sustentabilidade e inovação: presente e futuro
Falar em sustentabilidade e inovação para a indústria do plástico é pensar na necessidade atual, mas também nas oportunidades de negócios futuros. Atualmente, a cobrança pela responsabilidade ambiental é enorme – e com razão. No entanto, as indústrias podem se aproveitar do momento para readequar suas práticas e ampliar o escopo de suas atividades. Não a toa, vemos a indústria da reciclagem com ampla margem de crescimento.
Mundo do Plástico | 21 Junho 2021.