PCR e PIR: Entenda a Relação e as Vantagens de Aplicá-los na sua Empresa

Planeja adotar o Plástico Reciclado Pós-Consumo (PRC) e Plástico Reciclado Pós-Industrial (PIR), mas não sabe como e por que inseri-los na sua empresa? Entender as diferenças e os benefícios de cada um é o primeiro passo para integrar práticas mais sustentáveis e eficientes ao seu negócio.

Qual a diferença entre PCR e PIR?

PCR são os resíduos gerados por consumidores finais após o uso de um produto. Isso significa que os materiais são coletados em programas de reciclagem, limpos, processados e transformados em novos produtos, ganhando uma nova vida útil ao invés de ser descartado.

Já o PIR são resíduos ou sobras geradas durante os processos de fabricação industrial. Esses materiais são reintroduzidos no processo produtivo, reduzindo desperdícios e custos.

Agora que você já sabe a diferença entre eles, é hora de pensar em como e por que adotá-los na sua empresa.

Vantagens de adotar o PCR e PIR na sua empresa

Ambas as formas de plástico reciclado possuem vantagens significativas para as empresas que os adotam. Podemos inclusive dizer que trazem benefícios ao mesmo tempo, distintos e complementares.

O uso do PCR está mais ligado à sustentabilidade e diretamente conectado ao pilar de atuação e imagem da sua empresa, pois minimiza o uso de matérias-primas virgens, reduzindo o impacto ambiental e contribuindo para economia circular. Já a utilização do PIR está ligada à redução de custos e aumento da eficiência industrial, pois as empresas aproveitam resíduos já existentes no processo produtivo, resultando em uma operação com menor geração de resíduos industriais, impactos ambientais e desperdícios.

Ambos possuem benefícios comuns, ligados não apenas à questão da sustentabilidade, mas também à inovação e posicionamento. Ao usar PCR ou PIR, é possível reduzir a pegada de carbono – pauta em alta em discussões de ESG. Além disso, mostrar que sua empresa possui esse cuidado e atenção a questões relacionadas ao ambiente e sustentabilidade é um grande diferencial versus a concorrência, pois gera valor ao consumidor final, melhorando seu posicionamento competitivo no mercado. Finalmente, o uso desses materiais diferenciados é também um estímulo à inovação em produtos e processos.

Onde inserir o PCR e o PIR na minha empresa?

A implementação de PCR e PIR pode trazer resultados concretos para diferentes áreas do negócio:

  • Linha de fabricação: o PIR pode ser reintroduzido diretamente no ciclo produtivo para substituir materiais virgens, enquanto o PCR pode ser usado na criação de novos produtos.
  • Embalagens sustentáveis: ambos podem ser aplicados em embalagens de transporte ou armazenamento, agregando valor ao design sustentável.
  • Marketing e posicionamento: empresas que adotam PCR e PIR podem destacar essas práticas em campanhas de sustentabilidade, promovendo um diferencial competitivo e fortalecendo a percepção de responsabilidade ambiental.


PCR e PIR na prática: o exemplo da Packseven

A Packseven incorpora plástico reciclado pós-consumo na fabricação de diversos itens de seu portfólio, promovendo a reutilização de materiais plásticos que, de outra forma, seriam descartados. Já o PIR é reaproveitado a partir dos próprios resíduos gerados durante a produção, fechando o ciclo de sustentabilidade e eficiência.

Por que adotar PCR e PIR?

As possibilidades de uso e aplicação do PCR e do PIR nas empresas são muitas. Além de alinhar sua empresa aos princípios da economia circular, essas práticas ajudam a construir uma reputação sólida e a atender às expectativas de consumidores, parceiros e investidores cada vez mais conscientes.

Para dar o primeiro passo, é necessário estudar a empresa em questão, localizar onde esses produtos podem ser inseridos, analisar se a implementação condiz com os valores e práticas da empresa e dar início às aplicações.

Pronto para dar o primeiro passo rumo à sustentabilidade? Conheça mais sobre os produtos da Packseven e descubra como podemos ajudar sua empresa a transformar práticas ambientais em diferenciais competitivos. Fale conosco!

Ficou com dúvidas?
Entre em contato